Testamento em Cartório de Notas

A realização do testamento assegura o planejamento sucessório, já que com ele, é possível garantir que o patrimônio seja destinado de acordo com a vontade do testador. Além disso, o procedimento evita desgaste entre os herdeiros, já que o destino de cada bem já estará definido pelo titular. Quando realizado de maneira pública, o documento é mais seguro, já que é lavrado pelo tabelião na presença de duas testemunhas não beneficiadas pelo documento.

Conheça as vantagens da realização:

Harmonia
O testamento evita brigas de família e disputas patrimoniais entre os herdeiros acerca dos bens deixados pelo falecido.

Tranquilidade
O testamento pode ser utilizado para proporcionar maior bem-estar ao cônjuge sobrevivente.

Proteção
O testador poderá nomear um tutor de sua confiança para cuidar da guarda e administração do patrimônio dos filhos menores e incapazes após a sua morte.

Igualdade
O testamento pode ser feito por casais do mesmo sexo para garantir direitos ao cônjuge ou companheiro sobrevivente evitando desavenças com a família do falecido.

Segurança
O testamento público é comunicado ao Registro Central de Testamentos Online (RCTO), o que garante que a vontade do testador será cumprida após a sua morte.

É importante ressaltar que 50% do total da herança de uma pessoa falecida deve ser destinada aos herdeiros necessários, que são os ascendentes (pais e avós), descendentes (filhos e netos), e cônjuge. A outra metade pode ser repassada de acordo com a vontade do testador.