DAV (Testamento Vital)

O que é “testamento vital”?

Tecnicamente é mais adequado denominar o “Testamento Vital” como Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV). Trata-se de um documento pelo qual uma pessoa manifesta sua vontade quanto a eventual tratamento médico futuro, na hipótese de ficar impossibilitado de manifestar-se, seja em virtude de algum acidente ou acometimento de doença grave. Por esse documento notarial, o interessado determina os cuidados, tratamentos e procedimentos que deseja ou não ser submetido quando estiver com uma doença grave e impossibilitado de manifestar livremente sua vontade.
Importante diferenciar do testamento propriamente dito, pois este é um ato pelo qual o interessado manifesta suas declarações de última vontade, o qual só se torna eficaz após a morte do testador. O testamento vital tem essa denominação em razão da origem do “living will”, na década de 1960, nos Estados Unidos – EUA -.

Quanto custa?

O preço é tabelado por lei em todos os cartórios deste estado. Para verificar os valores, consulte o tabelião de sua escolha ou acesse a tabela: http://www.cnbsp.org.br/__Documentos/Upload_Conteudo/arquivos/Tabela_Custas/cnb_tabela_versao_imp_2018_a4_2_capital_iss_sobre_iss_tabmp.pdf