Tabelião de Barueri palestra em evento da Academia Notarial Brasileira

No último dia 13 de maio, o Tabelião de Barueri e presidente do Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) e da Academia Notarial Brasileira (ANB), Ubiratan Guimarães, ministrou palestra no evento “Usucapião Extrajudicial” da ANB, órgão vinculado ao CNB-CF. O painel que deu início às ações da ANB e promoveu o debate acadêmico e a apresentação de oficina prática de ata notarial, contando com a presença de 350 pessoas, dentre elas notários de todo o Brasil, prepostos, acadêmicos, membros do Poder Judiciário bandeirante e funcionário dos 1º Tabelião de Barueri.

Durante sua fala, o presidente da Academia Notarial Brasileira destacou o papel fundamental da entidade no contexto de difundir a doutrina notarial. “É no estudo dos princípios notariais, no mergulho às fontes primárias de nossa atividade que encontraremos a sabedoria para trilhar novos caminhos e nos reposicionarmos em um mundo em constante transformação”, disse citando ataques às atribuições do notariado que poderiam ter sido contornados por uma abordagem mais conceitual de sua doutrina.

Ubiratan Guimarães também falou sobre as constantes investidas administrativas na atividade de notários e registradores e pediu auxílio ao Poder Judiciário. “Esperamos que o Poder Judiciário esteja alerta e se coloque à frente de iniciativas que venham a delimitar as atribuições extrajudiciais, assim como privar o cidadão de direitos consagrados como a confidencialidade, privacidade e liberdade”, completou.