Saiba o que é uma certidão de protesto

Se você recebeu uma intimação de protesto de título, pode entrar em contato com o cartório que enviou o documento e solicitar a certidão de protesto. O documento traz informações como a identificação de quem realizou o protesto, o tipo de documento protestado e o valor devido.

Pessoas físicas ou jurídicas munidas de seus dados, como CPF ou CNPJ, podem realizar a consulta. Nos casos de constatação de débito, uma certidão positiva formalizando informações e protestos encontrados será emitida e cabe ao protestado realizar o pagamento junto à empresa responsável para que sua situação seja revertida. Caso não haja nenhuma incidência de dívida, uma certidão negativa será emitida atestando a inexistência de pendências financeiras junto ao cartório.

É importante ressaltar que a emissão de uma certidão de protesto não quita débitos junto ao credor, apenas sinaliza a origem do protesto.

Como solicitar

Para solicitar a certidão de protesto basta dirigir-se ao cartório de protesto que encaminhou a intimação munido de documentos e o nome da pessoa ou a razão social da empresa. Caso tenha dúvidas, fale conosco para saber mais detalhes sobre o procedimento.