Saiba mais sobre os tipos de reconhecimento de firma

O reconhecimento de firma consiste em atestar que a assinatura que consta em determinado documento é de uma determinada pessoa. Existem dois tipos de reconhecimento de firma: por semelhança ou por autenticidade.

Reconhecimento de Firma por Semelhança:
Esse é o tipo mais comum e para que possa ser feito, é necessário que a pessoa cuja firma será reconhecida tenha cartão de assinatura no cartório de sua confiança.

No ato de reconhecimento, a assinatura do documento é comparada com a assinatura constante nos arquivos do tabelionato. Caso sejam grafotecnicamente semelhantes, realiza-se o reconhecimento declarando que a assinatura do documento apresentado é semelhante à assinatura constante no cartão de assinatura.

Reconhecimento de Firma por Autenticidade:
É o reconhecimento presencial em que o tabelião ou seu preposto faz a identificação do interessado. Neste caso, o indivíduo deve comparecer pessoalmente ao cartório, com os documentos originais. A assinatura do documento deve ser feita na presença do funcionário autorizado do cartório. Assim como no reconhecimento por semelhança, também é necessário possuir o cartão de firma arquivado no Tabelionato de Notas.

Para ambos os tipos, o cartão de firma não tem prazo de validade, porém, na hipótese de haver mudança do padrão gráfico da pessoa, é necessário que ela retorne ao cartório para fazer a renovação. Vale ressaltar que caso julgue necessário, o tabelião poderá exigir a presença de quem assinou determinado documento para promover o seu reconhecimento.