Saiba mais sobre Diretivas Antecipadas de Vontade

Garantia da execução da vontade individual e da dignidade da pessoa em casos de doenças

Você já pensou a que tipo de tratamento deseja ser submetido quando adoecer e não tiver a consciência do que está acontecendo? Essa decisão extremamente individual gera polêmica, mas o Cartório de Notas pode auxiliá-lo nisso por meio do testamento vital e das diretivas antecipadas de vontade.

Os seus desejos como paciente podem ser formalizados no testamento vital, documento no qual você pode detalhar os tratamentos e a linha de conduta a ser seguida pelo médico nas hipóteses de inconsciência do paciente, como ocorre no coma; quando há lesão permanente no cérebro; diante da ausência das funções vitais; ou na presença de sequela que torne a vida do paciente impossível sem o auxílio permanente de um cuidador.

Entenda as DAVs?
As DAVs servem como instrumentos para garantir a livre expressão da vontade do indivíduo, podendo ser formalizadas em documento público, revogadas ou modificadas a qualquer momento, ainda que verbalmente, apenas por quem as produziu. Além disso, não podem ser contestadas por familiares.

Consulte-nos sobre testamento vital e como formalizar as Diretivas Antecipadas de Vontade.