Revista Exame classifica Barueri como melhor cidade do País para negócios

Barueri é a melhor cidade brasileira para investir.

Foi o que apontou a reportagem da edição de 28 de outubro da revista Exame. Baseada em estudo encomendado à consultoria Urban Systems, a publicação trouxe o top 100 dos municípios acima de 100 mil habitantes com as melhores condições para a realização de negócios em 2015.

Em primeiro lugar no ranking, Barueri foi abordada pela revista como “um dos maiores polos logísticos do país” e o destino de empresas de todo o Brasil, em função da sua boa localização e da mão de obra qualificada. “Dados da empresa de pesquisas imobiliárias Buildings mostram que Barueri é a segunda cidade do Brasil em número de galpões e centros de distribuição”, revelou a matéria.

Para realizar o estudo, a Urban Systems verificou 28 indicadores em quatro categorias: desenvolvimento econômico, capital humano, infraestrutura e desenvolvimento social. “Uma cidade boa para os negócios desenvolve cadeias produtivas, com constante formação de mão de obra. Em Barueri é possível encontrar sistemas produtivos sustentáveis”, afirmou na reportagem o presidente da consultoria, Thomaz Assumpção.

Citando os serviços oferecidos pelo Ganha Tempo, a reportagem ressalta que as empresas são atraídas para Barueri também pela conjunção de incentivos tributários com burocracia reduzida. “O cadastro de uma empresa na Prefeitura é feito em dois dias, e a emissão de alvarás de funcionamento é realizada pela internet”, explica o texto.

A Exame mencionou que o sistema de ensino técnico barueriense forma 3.500 alunos por ano e destacou a fundação da Agência de Desenvolvimento Econômico de Barueri (Adeb), em maio deste ano, para a cidade aproximar-se ainda mais dos empresários. “Com boa combinação entre capital humano e infraestrutura, a cidade deve continuar atraindo negócios”, conclui a matéria.

Para garantir esta atratividade, o prefeito de Barueri Gil Arantes explica que um esforço permanente do governo municipal é destinado a obras e intervenções
de infraestrutura. “Continuamos dotando a cidade de melhor estrutura viária, de natureza territorial e até de ordenamento urbano, por meio da revisão de nosso Plano Diretor, datado de 2004”, afirma o chefe do Executivo.

Capacidade de arrecadação

O avanço de Barueri na gestão de recursos próprios também foi destaque na Revista Isto É, edição especial 2009–2015. A cidade ficou em primeiro lugar no ranking das melhores cidades do Brasil em capacidade de arrecadação.

Barueri em números

Fonte: Diário de Barueri