Reunião esclarece dúvidas sobre certificado digital

Nesta quinta-feira (09/03), os responsáveis pela área de Certificação Digital do Tabelionato reuniram-se com o setor de Protesto visando ao aprimoramento e esclarecimento de dúvidas dos colaboradores. Foram abordados aspectos gerais do tema certificação digital, com enfoque no significado, na forma de validação e em seu uso.

“O Certificado Digital é o instrumento através do qual se pode apor uma assinatura eletrônica, com validade jurídica, que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet, permitindo que pessoas e empresas se identifiquem e assinem digitalmente de qualquer local com segurança e agilidade”, explicou Rosana Teixeira, responsável pelo TI.

A chave pública do titular; nome e endereço de e-mail; período de validade do certificado; nome da Autoridade Certificadora – AC que emitiu o certificado; número de série do certificado digital; assinatura digital da AC são as principais informações que constam em um certificado digital
Assinatura digital

Outro ponto abordado foi a utilização da assinatura digital em, documentos eletrônicos, que tem similaridade com a assinatura realizada em papel, destinando-se a conferir identidade ao subscritor de determinado documento ou contrato. A assinatura digital possui autenticidade, integridade, confiabilidade e goza do princípio do não-repúdio, o que significa que seu autor não poderá negar que seja o responsável por seu conteúdo. “A assinatura digital fica de tal modo vinculada ao documento eletrônico que, caso seja feita qualquer alteração no documento, a assinatura se torna inválida. Essa propriedade técnica permite não só verificar a autoria do documento, como estabelece também uma “imutabilidade lógica” de seu conteúdo, pois qualquer alteração do documento, como por exemplo a inserção de mais um espaço entre duas palavras, invalida a assinatura”, esclareceu Rosana.

Nova reunião
Após a contextualização do tema, os colaboradores puderam esclarecer dúvidas e trocar informações. A temática será retomada novamente na próxima 5ª feira (16/03) para que todas as questões relativas ao tema sejam sanadas.