Protesto de títulos e documentos em Cartório é mais seguro e gratuito ao credor. Conheça as vantagens

O protesto de títulos além de ser uma maneira de recuperação de crédito, oferece diversas vantagens ao credor. O ato prova a inadimplência do devedor e possibilita também que seja requerida a falência do mesmo. Para o credor, a realização é gratuita, sendo somente o devedor obrigado a pagar despesas ao Cartório, exceto em hipóteses de decisão judicial contrária.

O tabelião que é o responsável por realizar o protesto, possui fé pública, e isso garante segurança jurídica aos atos. Cabe a ele a protocolização, intimação, o recebimento do pagamento, do título e de outros documentos de dívida, bem como lavrar o protesto ou acatar a desistência do credor, proceder às averbações, prestar informações e fornecer certidões relativas a todos os atos praticados.

Todos esses procedimentos garantem que o ato, quando realizado em Cartórios de Protesto, seja mais seguro, evitando fraudes e preocupações.

Para solicitar o protesto o credor deve se dirigir até o Cartório de Protesto e apresentar o documento da dívida. A cobrança passa a ter validade e eficácia jurídica para executar judicialmente a dívida, requerer falência ou aguardar que o devedor resgate o título, efetuando o pagamento.

Veja o passo a passo para a realização do protesto:

  • O credor apresenta o título ao Cartório de Protesto
  • O documento recebe um número de protocolo
  • É analisado para verificar se há irregularidades
  • Após análise e se aceito, o devedor é intimado
  • O devedor deve realizar o pagamento da dívida até o terceiro dia, contado a partir do protocolo do título em Cartório