Prefeitura de Barueri organiza eventos para lembrar cultura árabe

Em comemoração ao Dia da Comunidade Árabe no Brasil, lembrado em 25 de março, A Prefeitura de Barueri, através da Secretaria de Cultura e Turismo, organizou uma agenda especial para lembrar a data na cidade. A iniciativa é inédita e foi consolidada a partir de uma parceria entre a Secretaria e o Centro de Pesquisa América do Sul – Países Árabes (BibliASPA).

Em Barueri serão apresentadas duas sessões de cinema temático árabe e exposição de caligrafia na biblioteca do Jardim Belval. Com isso, a cidade integra o seleto grupo de municípios que apoiam a cultura do oriente médio e suas tradições, dentro da 7ª edição do Festival Sul-Americano Árabe, evento mundial de divulgação, pesquisa e intercâmbio cultural.

Cinema

No dia 20, a Sala Barueri de Cinema apresenta, às 16 horas, o curta metragem de Ali Zaoua, O Príncipe das Ruas, uma oportunidade para quem já esteve ou tem curiosidade de conhecer as ruas do Marrocos.

No filme, Kwita, Omar e Boubker são crianças que vivem nas ruas do Marrocos, moram no porto e sonham em virar navegadores e dar volta ao mundo. Imaginação infantil com realidade são os pontos fortes do filme que conseguiu mais de 40 prêmios em festivais de cinema, por todo o mundo.

Já no dia 27, também às 16 horas, será exibida a animação As Aventuras de Azur e Asmar, com classificação livre e que retrata o encontro das culturas árabe e ocidental com reflexões sobre o amor, tolerância, e determinação.

Criados pela mesma mulher, Azur e Asmar vivem uma realidade social diferente: Azur é filho de um nobre e Asmar é da ama-de-leite Jenane, que cuida de Azur.

Eles cresceram como se fossem irmãos, até prefeitura organiza eventos para lembrar cultura árabe serem separados quando Jenane parte com o filho. Asmar cresce ouvindo as histórias da mãe sobre a lendária Fada dos Djins e, quando se torna adulto, decide partir à sua procura, contando com a ajuda do andarilho Crapoux. É quando Azur e Asmar se reencontram, agora não mais como irmãos mas como rivais na busca da Fada.

Exposição

A arte na escrita Árabe é o tema da exposição instalada na biblioteca Eny Cordeiro (Jardim Belval), de 18 a 31, das 9 às 18 horas. Uma arte estética apreciada no mundo todo, a refinada escrita árabe e o desenvolvimento de arabescos, encontros geométricos e o vegetal são os destaques da mostra.

Curiosidades da escrita lida da direita para esquerda e que é utilizada em uma parte de países da África e da Ásia poderá ser conferida em objetos pertencentes ao mundo da escrita árabe, instrumentos, suportes, tábuas e tintas.

Fonte: Prefeitura de Barueri