Museu Municipal de Barueri está com duas novas exposições

O Museu Municipal de Barueri abriu o período de visitações a duas novas exposições. A primeira delas é a Belle Époque na Garoa: São Paulo entre a tradição e a modernidade e a segunda é a Mostra Indígena.

A primeira retrata os desdobramentos da Belle Époque na capital paulista, com destaque para as transformações urbanas, sociais, políticas e culturais ocorridas na cidade no início do século 20.

A mostra reúne imagens do acervo da Fundação Energia e Saneamento e texto baseado no livro homônimo da historiadora Marcia Camargos. Alguns dos painéis destacam a inauguração do Teatro Municipal, o carnaval no começo do século, os primórdios da Avenida Paulista e a Revolução de 1924.

Iniciada no contexto europeu no final do século 19, a Belle Époque caracterizou-se pela crença no progresso material, simbolizado por uma fase de relativa paz social e prosperidade econômica. No Brasil foi um período cultural de triunfo da sociedade capitalista, ratificado pelas conquistas materiais e tecnológicas da época.

A segunda mostra no Museu Municipal de Barueri é uma homenagem ao Dia do Índio, comemorado em 19 de abril. O objetivo da exposição é divulgar a cultura indígena. O público poderá ver alguns objetos como arcos e flechas, machados, cocares, instrumentos musicais, abanador, entre outros utensílios. Para quem ainda não teve a oportunidade de conhecer, o Museu Municipal expõe em sua área externa uma Oca Xavante, com 96 metros quadrados. Projetada para ser um ambiente de eventos, no local a comunidade pode apreciar o esboço de um dos mais importantes ícones da cultura indígena.

BELLE ÉPOQUE NA GAROA: SÃO PAULO ENTRE A TRADIÇÃO E A MODERNIDADE
DIA DO ÍNDIO
Até 6 de junho
No Museu Municipal de Barueri
Avenida Henrique Gonçalves Baptista, 359, Jardim Belval
Visitação: segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, sábados, domingos e feriados, das 9h às 14h
Mais informações: 4198-5975

Fonte: Prefeitura de Barueri