Demutran lança campanha “1 Minuto para a Vida”

Devido à correria do dia a dia, muitos pedestres ficam impacientes na hora de atravessar a rua e não esperam o sinal verde do semáforo. Às vezes a distração vem do telefone celular. Também não é raro que motoristas desatentos ou apressados avancem pela faixa de pedestres no sinal vermelho. Situações assim podem causar graves acidentes de trânsito e atropelamentos.

Diante deste quadro, o Demutran (órgão da Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana de Barueri), por meio do seu Núcleo de Educação de Trânsito (NET), lançou a campanha “1 Minuto para a Vida”, que busca provocar uma reflexão em todos os atores do trânsito. A iniciativa é uma parceira do órgão com o Conseg Alphaville/Tamboré (Conselho Comunitário de Segurança).

A cada dia, até o dia 23, uma blitz educativa vai visitar um ponto da cidade. Mascotes do Demutran e o Conseguito (boneco do Conseg) auxiliam agentes do Demutran na distribuição de informativos. Guardas instrumentistas do Corpo Musical da Guarda Civil Municipal de Barueri e o palhaço Costelinha (artista da Secretaria de Cultura e Turismo) fazem performances para despertar a atenção de motoristas e pedestres.

Descontração para educar

A campanha “1 Minuto para a Vida” teve a primeira ação na manhã de quinta-feira, 10, na alameda Rio Negro, próximo ao Centro Comercial, em Alphaville. Enquanto esperavam o semáforo fechar para os carros, os pedestres já avistavam as palhaçadas de Costelinha Demutran lança campanha “1 Minuto para a Vida” do outro lado da via. Com mímicas, alongamentos e acenos, o palhaço sinalizava para que todos aguardassem o momento certo para atravessar a rua.

Quando o sinal ficava verde para os pedestres, a travessia ganhava trilha sonora com os acordes do sax alto do guarda municipal Ricardo Garcia. Se alguém se arriscasse fora da faixa ou no sinal vermelho, a música mudava para o tom de reprimenda.

Juntamente com o Conseguito, bonecos do Demutran Objetivo é refletir sobre atitudes no trânsito Para Claudio Esperidião, responsável pelo NET, a finalidade da campanha é justamente fazer com que cada um reflita sobre suas atitudes no trânsito. “É um trabalho preventivo e o Conseg Alphaville/ Tamboré tem sido um grande parceiro, viabilizando os materiais como faixas e informativos”, destacou. A presidente do Conseg, Gislane Gandra Lima, informou que nas reuniões do Conselho (das quais participam a AREA – Associação Residencial e Empresarial Alphaville, associações de segurança privada, Polícia Civil e Militar, Guarda de Barueri e o próprio Demutran) foi verificado um aumento no número de acidentes de trânsito nos últimos meses envolvendo pedestres e motos. “Foi um aumento pequeno, mas significativo para a região. Então buscamos novos patrocinadores como a empresa de segurança Graber e a HVille Honda para produzir os materiais. Prevenção é sempre a melhor solução e queremos conscientizar pedestres e motoristas de que ‘perder um minuto para a vida’ é muito pouco se compararmos a uma vida toda que teremos pela frente”, ressaltou Gislane. JCA distribuíram cartilhas com dicas de segurança no trânsito. “Achei a ideia excelente, faz a gente pensar. Às vezes estamos com tanta pressa que nem percebemos o risco que corremos”, confidenciou o analista de sistema Jaques Menezes, enquanto caminhava para o seu trabalho.

Na segunda-feira, 14, é a vez da avenida Henriqueta Mendes Guerra (em frente ao Ganha Tempo, no Centro) receber a mobilização, entre 7h30 e 8 horas.

Objetivo é refletir sobre atitudes no trânsito

Para Claudio Esperidião, responsável pelo NET, a finalidade da campanha é justamente fazer com que cada um reflita sobre suas atitudes no trânsito. “É um trabalho preventivo e o Conseg Alphaville/ Tamboré tem sido um grande parceiro, viabilizando os materiais como faixas e informativos”, destacou.

A presidente do Conseg, Gislane Gandra Lima, informou que nas reuniões do Conselho (das quais participam a AREA – Associação Residencial e Empresarial Alphaville, associações de segurança privada, Polícia Civil e Militar, Guarda de Barueri e o próprio Demutran) foi verificado um aumento no número de acidentes de trânsito nos últimos meses envolvendo pedestres e motos.

“Foi um aumento pequeno, mas significativo para a região. Então buscamos novos patrocinadores como a empresa de segurança Graber e a HVille Honda para produzir os materiais. Prevenção é sempre a melhor solução e queremos conscientizar pedestres e motoristas de que ‘perder um minuto para a vida’ é muito pouco se compararmos a uma vida toda que teremos pela frente”, ressaltou Gislane.

Fonte: Prefeitura de Barueri