CNB/SP promove curso de Grafotécnica e Documentoscopia em Barueri

No último sábado (23 de março) ocorreu mais uma edição do curso de Grafotécnica e Documentoscopia promovido pelo Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP) na cidade de Barueri. O objetivo deste curso é capacitar os colaboradores dos cartórios a identificar possíveis fraudes em documentos apresentados nas serventias. Participaram 65 colaboradores de 7 diferentes cartórios de São Paulo.

O palestrante Luiz Gabriel Costa Passos, que já realiza este curso há 15 anos, sendo que desde 2008 para o CNB/SP, acredita que é importante fazer o curso, pois “a fraude é dinâmica, sempre com novas técnicas e novos modos de prevenção”, afirma.

O curso, segundo Luiz Gabriel, “é em caráter permanente, pois sempre há o feedback dos casos que ocorrem nas serventias, gerando mais conhecimentos através dos alunos”, afirmando a necessidade de renovação dos conhecimentos, tanto do professor, quanto dos colaboradores.

Durante a palestra o perito deixa à disposição dos alunos fraudes apreendidas. Isto serve para que estes sejam comparados aos originais. Além disso, o palestrante se auxilia de ferramentas como lupas, luz ultravioleta e lanterna, para análise.

Coffee Break realizado durante o evento