CNB-SP promove reunião para apresentar Programa de Certificação Digital

Na última segunda-feira (30.03), a diretoria executiva do Colégio Notarial do Brasil – seção São Paulo (CNB-SP) e os Delegados Regionais da entidade, reuniram-se na sede do CNB-SP, para acompanhar a apresentação do Programa de Certificação Digital para Notários, que disponibilizará o certificado digital para os notários associados ao Colégio em todo o Estado.

O programa terá sete edições, sendo que a primeira ocorrerá na regional de Araçatuba, no próximo dia 25 de abril. “O Notariado, historicamente, tem acompanhado toda evolução tecnológica relativa ao armazenamento e manejo da informação e da identificação pessoal dos usuários de seus serviços”, disse o Delegado Regional de Araçatuba, Marco Antonio Greco Bortz. “Os notários tem feito esforços para integração de seus sistemas às novas tecnologias com o objetivo de assistir aos usuários de seus serviços, outorgando maior celeridade e segurança nos atos e negócios jurídicos privados, completou Bortz.

O Delegado Regional de Araçatuba disse ainda que “a capilaridade da rede notarial, sempre próxima aos usuários, mesmo das pequenas cidades, vai levar a certificação digital ao alcance de todas os cidadãos no Estado de São Paulo, democratizando o acesso à novel tecnologia”.

Em todas as edições do Programa de Certificação Digital para Notários, tabeliães associados receberão gratuitamente um Certificado Digital da AC Notarial com o software Assinador e Visualizador de Documentos Eletrônicos padrão ICP-Brasil.

“Considerei a iniciativa do Colégio Notarial muito positiva e uma ótima oportunidade para participar aos diretores e delegados regionais as ações previstas para o Programa de Certificação Digital dos Notários de São Paulo. Os tabeliães presentes receberam com entusiasmo a notícia de que o Colégio Notarial disponibilizará a todos os tabelionatos associados o acesso ao certificado digital da AC Notarial, sem custo”, disse a consultora da AC Notarial, Patrícia Paiva.

Durante o programa, tabeliães e seus prepostos receberão informações que os ajudarão na implantação da Instalação Técnica (Its), assim que autorizadas pela Corregedoria Geral da Justiça (CGJ-SP), em seu cartório, além da indicação de quais serviços poderão ser utilizados por meio do Certificado Digital. “Nos eventos, os participantes terão a oportunidade de conhecer as aplicações para uso dos certificados no seu relacionamento com o CNB-SP, com o Portal Extrajudicial e com a Receita Federal”, explicou Patrícia.

Segundo Daniel Araújo Corrêa, Delegado Regional de Campinas, a iniciativa do CNB-SP em divulgar a Certificação Digital é de fundamental importância, pois em breve haverá a abertura aos Tabelionatos para que ofereçam ao público serviços no mundo digital. “É importante também que seja levado ao conhecimento de todos através das Regionais o que acontece de novidade na nossa classe, para que todos possam estar atentos e preparados para eventuais mudanças, tal como a chegada da Certificação Digital”, enfatizou.

Toda a comunicação sobre o Programa de Certificação Digital para Notários ocorrerá nos próximos dias (datas, cidades, inscrições) no site do CNB-SP. Fique atento!