CNB-SP promove o 1° Curso de Qualificação de Agentes de Registro

Evento realizado na sede da entidade contou com lotação máxima e formou a primeira turma de notários e prepostos capacitados para emitir certificados digitais.

Ocorreu nos dias 13 e 14 de novembro na sede do Colégio Notarial do Brasil – seção São Paulo (CNB-SP) o primeiro Curso de Qualificação de Agentes de Registro promovido pela Autoridade Certificadora Notarial (AC Notarial).

O curso, que teve suas vagas rapidamente preenchidas, contou com mais de 50 participantes e uma extensa lista de espera. O objetivo da iniciativa foi de capacitar os tabeliães e seus prepostos para se tornarem agentes de registro, possibilitando assim a emissão de certificados digitais.


Participantes do 1º Curso de Qualificação de Agentes de Registro

Segundo a consultora de Certificação Digital do CNB-SP, Patrícia Paiva, as expectativas do curso foram superadas e o interesse dos participantes foi muito grande. “Fiquei impressionada com o interesse que os participantes tiveram com o curso, mesmo aqueles que nunca tiveram contato com as ferramentas da certificação digital mostraram-se entusiasmados e dispostos a aprender”, disse.


Os ministradores do curso: Eduardo Aguiar e Raphael de Oliveira Queiroz durante suas apresentações

O curso, que teve a duração de 16 horas/aula, foi dividido em temas que demonstraram aos participantes todos os passos do processo da Certificação Digital, entre eles os tipos de certificados, conceitos de segurança de informação, rotinas dos agentes de registro, entre outros.

Para Maria Augusta Do Val, funcionária do 6º Tabelião de Notas da Capital as alterações tecnológicas estarão cada vez mais presentes nos trabalhos dos cartórios e por isso é necessária uma busca constante pelo conhecimento. “Esta é a primeira turma do 6º Tabelião que participa deste curso. Precisamos estar informados para não ficarmos para trás e melhor atender nossos clientes”, declarou.

Foram sorteados 3 certificados e-CPF entre os participantes que tiveram a possibilidade de realizar suas certificações no próprio CNB-SP. Segundo Raphael de Oliveira Queiroz, auditor de Certificação Digital e um dos palestrantes do curso, “a qualidade deste primeiro curso foi além do que imaginávamos, a procura foi muito grande e certamente temos uma lista de espera para mais uma edição com 50 pessoas”, afirmou.


Os agentes de registro Raphael de Oliveira Queiroz e
Cristiane Pereira

O participante Daniel Denarde disse que vem acompanhando todas as fases da Certificação Digital e acredita que a ampliação dos debates sobre o assunto seja necessária para que o trabalho dos cartórios flua de maneira correta. “Ainda estamos engatinhando com a certificação digital, mas ela é uma realidade que não tem mais volta,” declarou

Ao final do curso, foi aplicada uma prova para que pudessem ser avaliados os conhecimentos adquiridos durante as aulas. Em pouco menos de uma hora os participantes do curso finalizaram suas avaliações. Os resultados dessas provas serão enviados aos participantes até o final desta semana pelos coordenadores do curso.


Participantes do curso durante a avaliação final

As datas para o próximo Curso de Qualificação de Agentes de Registro serão divulgadas em breve no site do CNB-SP. Participe!

Ganhadores dos certificados e-CPF:

Cledson Fernando Miranda Mergulhão – 1º Tabelião de Notas de Campinas
Evandro Ricardo Domingos de Araujo – 28º Tabelião de Notas da Capital

Paula Maria Casimiro – 14º Tabelião de Notas da Capital

*Todos os ganhadores tiveram seus certificados emitidos pela equipe de Certificação da AC Notarial

18/11/2008