CNB-SP promove 2ª edição do projeto Ciclo de Palestras e debate o Direito Empresarial na atividade notarial

Com auditório repleto de Tabeliães, escreventes e estudantes, CNB-SP recebe Dr. Fábio Ulhoa Coelho no segundo curso do projeto Ciclo de Palestras

No segundo curso do Ciclo de Palestras do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), ocorrido na última quinta-feira (14.08), o auditório da entidade recebeu mais 70 pessoas para prestigiar o jurista Dr. Fábio Ulhoa Coelho, que ministrou curso sobre o tema “Questões Notariais ligadas ao Direito Empresarial”. Esta iniciativa da diretoria do CNB-SP tem por objetivo incentivar notários e prepostos a buscarem o contínuo aperfeiçoamento de seus conhecimentos em prol da prestação de um serviço cada vez mais eficaz à população.

Na abertura do curso, o presidente do CNB-SP Ubiratan Pereira Guimarães, falou sobre o fortalecimento da atividade por meio de discussões e estudos com profissionais de renome como o do Dr. Fábio Ulhoa, para que assim seja possível a criação da Escola Paulista de Notários destacando a atividade Notarial no meio jurídico.


Estavam presentes, também, alguns membros da diretoria do CNB – SP, a diretora de eventos e relações públicas, Priscila de Castro Teixeira Pinto Lopes Agapito, os membros do conselho de ética, Laura Vissoto da Cunha e Carlos Roberto Petrucelli que acompanhado de dois escreventes disse, “os temas propostos pelo Dr. Fábio são muito pertinentes à atividade Notarial, o que enriquece e esclarece não só os Tabeliães, mas os escreventes e substitutos que vieram aqui hoje”. Do mesmo modo, esteve prestigiando o curso o primeiro vice-presidente do CNB-SP, Mateus de Brandão Machado.

Em uma verdadeira aula, o palestrante prendeu a atenção dos participantes com esclarecimentos sobre o Direito Societário, tão importante para o dia-dia de trabalho dos notários. Segundo Ulhoa, “o estudo continuado da matéria jurídica é importante para qualquer profissional do Direito e encontros como esses, são de suma importância para a atividade Notarial e para o aperfeiçoamento dos Tabeliães e seus prepostos”, afirmou. Ulhoa falou ainda sobre o convite do CNB-SP para o curso, “eu fiquei muito honrado com o convite do Colégio Notarial, aqui eu tenho grandes amigos e é bastante gratificante esse contato”, disse.

Para Ângela Lopes de Almeida, escrevente do Tabelionato de Notas de Pirituba, a palestra foi bastante importante. “Esta iniciativa do Colégio Notarial em ministrar esse tipo de curso é única e imperdível! Infelizmente os profissionais do nosso meio tem poucas oportunidades como essa. Existem poucos cursos desse tipo e desse nível. Eu estou encantada com o trabalho e a qualidade dos profissionais e palestrantes”, enfatizou. O Tabelião Substituto de Barueri, Adelmo Fioranelli, também falou sobre a importância de cursos como esses, “Cursos como esse esclarecem, dão uma luz para os escreventes, e todos os profissionais da área para os cuidados que nós precisamos ter em relação à observância de textos legais que via de regra nós deixamos um pouco de lado na lavratura dos atos notariais, por isso é muito importante que cursos como esse sejam ministrados, principalmente por profissionais desse gabarito que ampliam nossos horizontes, melhorando nossa visão para nosso trabalho”, completou.


O CNB-SP abriu cinco vagas para que estudantes participassem da palestra. O objetivo da diretoria da entidade é fomentar discussões da atividade Notarial dentro da esfera acadêmica, criando assim uma rede de estudos do direito Notarial. Para Natalia Bianchi Ferreira Guimarães, estudante de Direito do Mackenzie, a iniciativa foi bastante válida, “É muito interessante participar de um evento como esse e ver na prática o que só vemos em livros. Ver um profissional como o Dr. Fábio Ulhoa pessoalmente é uma coisa nova pra gente, e as nossas expectativas são as melhores”. O Colégio Notarial pretende manter essas vagas para todos os cursos que serão ministrados.


Mais cursos como os já ministrados, em julho, com o Dr. Euclides Benedito de Oliveira, com o tema: “Questões de Direito das Sucessões aplicadas à área notarial” e este com Dr. Fábio Ulhoa Coelho, serão administrados pelo CNB-SP, que em breve anunciará a próxima edição do projeto Ciclo de Palestras e Cursos.

19/08/2008