CNB-SP marca presença no II Congresso Paulista de Direito de Família e Sucessões do IBDFam-SP

Ocorreu nos últimos dias 4,5 e 6 de setembro no hotel Renaissance, em São Paulo o II Congresso Paulista do Instituto Brasileiro de Direito de Família do Estado de São Paulo (IBDFam-SP) e o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB-SP), apoiador do evento, marcou sua presença com membros da sua diretoria e associados. O presidente da entidade, Ubiratan Pereira Guimarães, esteve presente na abertura dos trabalhos prestigiando o parceiro IBDFam-SP.

O presidente do CNB-SP Ubiratan Pereira Guimarães,
o desembargador Euclides de Oliveira e o
ministro José Franscisco Rezek

Na abertura do evento, o presidente do IBDFam-SP, Dr. Euclides Benedito de Oliveira, falou sobre as expectativas do congresso e a alegria de estar no segundo ano de realização. O congresso contou com renomados juristas, atuantes no Direito de Família no Brasil e no exterior, sendo o destaque da noite de abertura a brilhante apresentação do conferencista internacional, professor José de Oliveira Ascensão, titular da Faculdade de Direito de Lisboa, consultor jurídico com extensa bibliografia sobre Direito Civil e Autoral, que discursou sobre o tema “Procriação Medicamente Assistida e Vínculos de Filiação”.

O professor Ascensão falou sobre a importância de eventos como estes para as discussões de Direito de Família. “Encontros como esses são muito oportunos, pois o Direito de Família está em evolução, e também redescobrindo seus fundamentos que estiveram abalados nos últimos tempos”, disse. “O Direito de Família tornou-se algo meramente individual, mas a família só tem sentido se for de caráter institucional”.

Professor José Ascensão

A primeira noite de trabalhos foi encerrada com a apresentação do comediante Juca Chaves e seguida de um cocktail para integrar os participantes. O Tabelião de Sorocaba, Paulo Roberto Ramos, presente ao evento falou sobre sua participação. “Sempre que posso acompanho os eventos do IBDFam. No ano passado participei deste congresso, as palestras são sempre muito interessantes e ligadas a atividade do notário”, disse.

As conferências se estenderam por todo a sexta-feira (05.09), com destaque para as apresentações do professor Dr. Zeno Velozo sobre o tema “Direitos Sucessórios do nascituro e da prole eventual” e do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo e professor na faculdade de Direito da USP, Dr. José Luiz Gavião de Almeida, que discursou sobre o tema ” A disputa da Herança nos casos de concorrência e na sucessão anômala; visão jurisprudencial”.

Professor Zeno Velozo

Responsável pelo sucesso do II Congresso Paulista de Direito de Família e Sucessões do IBDFam-SP, Dr. Euclides de Oliveira falou no último dia do evento. “Eu considero que realmente o evento é um grande sucesso, o teatro esteve cheio todos os dias, com um público de alta qualidade, profissionais de todos os níveis e pessoas interessadas em Direito de Família, além do alto nível dos palestrantes que abrilhantaram as apresentações”, resumiu. “O alto nível do evento está diretamente associado aos apoiadores, como o Colégio Notarial, que nos ajudaram a realizar este evento de sucesso”, completou.

Dr. Euclides de Oliveira, presidente do IBDfam- SP

O último dia de congresso teve como destaque a apresentação de Maria Berenice Dias, ex-Desembargadora do TJRS, advogada especializada em Direito das Famílias, que falou sobre o tema “Do meu bem para os meus bens – a dignidade nas disputas patrimoniais em família”, onde enfatizou a importância de um novo olhar sobre as famílias. “O casamento, somado do sexo e da procriação não é mais o determinante da instituição de uma família. O amor é o grande instituidor”, destacou.

16/09/2008