CNB-CF dá a largada para o Congresso dos 450 anos do Notariado Brasileiro


Diretores do CNB-CF visitam instalações no Rio de Janeiro para o XX Congresso Notarial Brasileiro

Rio de Janeiro (RJ) – O Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF) deu a largada para a realização do XX Congresso Notarial Brasileiro que, em 2015, comemorará os 450 anos de instalação do notariado no Brasil. Integrantes da diretoria da entidade estiveram na última quarta-feira (17.09) na cidade do Rio de Janeiro, conhecendo as instalações que abrigarão o evento.


O presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, e o presidente do CNB-RJ, Celso Belmiro durante visita ao 1º Tabelião de Notas do Brasil

Durante a viagem a comitiva do CNB-CF visitou a sede do 1º Tabelião de Notas do Rio de Janeiro, administrado por José de Brito Freire Filho, primeiro cartório de notas fundado no Brasil no atual modelo do notariado do tipo latino. Em sua fachada a unidade já traz estampado o orgulho de ter sido a primeira unidade instalada no Brasil, em 1565, por Mem de Sá, então terceiro governador geral do Brasil.

O tabelião José de Brito Freire Filho, que administra o primeiro Tabelionato de Notas instalado no Brasil

“Será uma honra para nós participarmos deste evento e ajudarmos a resgatar um pouco da história do notariado brasileiro”, disse Freire Filho ao receber a visita do presidente do Conselho Federal, Ubiratan Guimarães, e do presidente da Seccional do Rio de Janeiro (CNB-RJ), Celso Belmiro. “Desde que cheguei ao cartório temos esta informação que hoje se encontra no Arquivo Nacional e estou muito orgulhoso de podermos participar deste evento que tenho certeza que será marcante para toda a nossa profissão”, completou o tabelião.


Encontro selou a cooperação entre a unidade e o CNB-CF para a realização do XX Congresso Notarial Brasileiro

O XX Congresso Notarial Brasileiro já tem data marcada: entre os dias 28 de setembro e 3 de outubro de 2015 e será realizado conjuntamente com as Reuniões Institucionais da União Internacional do Notariado (UINL) e a 2ª Conferência AfroAmericana Hugo Pérez Monteiro.


A fachada da primeira unidade notarial instalada no Brasil, em 20 de setembro de 1565

Portanto já deixe agendada a data deste marcante evento do notariado mundial.

Fonte: Notariado