CNB-CF convida notários brasileiros para o Congresso Internacional do Notariado Português

“800 Anos do Notariado Português” será o tema do evento que debaterá a conjuntura notarial em Portugal, na Europa e no mundo e que contará com palestra do presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães.

O Conselho Federal do Colégio Notarial do Brasil (CNB-CF), representado por seu presidente, Ubiratan Guimarães, participará no mês de março de evento marcante para a história do notariado mundial. No Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa (Portugal), estarão reunidos notários, professores, acadêmicos e as mais altas autoridades políticas portuguesas para debater os“800 Anos do Notariado Português”.
O evento, aberto a participação de todos os notários brasileiros, é organizado pela Ordem dos Notários de Portugal (ON), e tem confirmada as presenças do presidente da República de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, da ministra da Justiça, Paula Teixeira da Cruz, e de representantes do Conselho de Notários da União Europeia (CNUE). Caberá ao presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, agora também conselheiro da União Internacional do Notariado (UINL), proferir a palestra final do evento abordando o tema “O futuro do Notariado no Mundo”. O desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) Ricardo Henry Marques Dip, também palestrará no evento, abordando o tema “Prudência Notarial”.

“As barreiras que separavam os países estão caindo, as distâncias parecem estar cada vez menores e a rapidez no tráfego de informações está cada vez maior. É muito importante que o notariado – em todo o mundo – esteja atento às transformações que se operam na sociedade moderna. Portanto, ao mesmo tempo em que celebramos os 800 anos do notariado lusitano, não podemos voltar as costas ao futuro, e, com esse espírito, me parece muito instigantes os temas que serão discutidos no III Congresso do Notariado Português. Convido todos os notários brasileiros para participarem ativamente desse evento histórico, que seguramente representará um marco nas relações notariais luso-brasileiras.”

Entre os temas que serão debatidos no evento estão a “Evolução recente do Notariado Português”, mesas redondas sobre os Atos Notariais, Notariado e Proteção, Família e Sucessões, além do painel “O futuro do Notariado na Europa”, que será apresentado por Raul Radoi, coordenador da Rede Notarial Europeia (RNE). Entre os palestrantes, renomados professores das Universidades de Coimbra, Lisboa e Católica Portuguesa.

“800 anos do Notariado Português é o tema que dará vida a uma série de intervenções e mesas redondas destinadas à classe política, aos notários, aos juristas e ao público em geral no sentido de intercâmbio de conhecimentos associativos ao universo notarial”, explica João Maia Rodrigues, bastonário da Ordem dos Notários de Portugal.

Em breve, o CNB-CF divulgará a programação completa do evento e o endereço para inscrições dos notários brasileiros.
Fonte: Notariado