1° Tabelião de Notas alerta sobre pontos importantes ao viajar para o Exterior

Quando o assunto é viagem ao exterior é importante se precaver. Abaixo algumas dicas importantes sobre itens imprescindíveis para que sua viagem ocorra em tranquilidade.

Documentação pessoal

Verifique sempre a validade de documentos como vistos e lembre-se de requerer novo passaporte sempre que este estiver com seis meses da data de vencimento. Nos países que não exigem visto de entrada para brasileiros (saiba quais os países europeu em que brasileiros são dispensados do visto, nos termos do Tratado de Schengen), ainda assim será necessário obter o visto equivalente para viagens de estudo ou trabalho.

Regiões em conflito

Procure evitar viagens a regiões em conflito. Se a ida for realmente necessária, entre em contato com o Ministério das Relações Exteriores através dos telefones (61) 20308802/8805/8807 em Brasília-DF e informe-se sobre a situação e a segurança da região onde precisar ir.

Prefira usar cartões ao dinheiro

Dê preferência a cartões de crédito internacional e cheques-viagem (necessária apresentação de passaporte brasileiro ou cópia para troca).Mantenha valores maiores separados em vários lugares e troque pequenas quantias no porto ou aeroporto para despesas gerais.

Saúde

Verifique com antecedência a exigência de vacinas para onde vai viajar, pois alguns países exigem vacinação contra febre amarela. Leve medicamentos de uso recorrente, pois não é possível a compra dos mesmos sem receita no exterior. Sempre que possível, recorra a um seguro saúde e viaje sem preocupações.