1° Tabelião de Barueri integra-se à campanha do “Outubro Rosa”

O Outubro Rosa é uma campanha que ocorre todos os anos em diversos países; foi criada no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuindo para a redução da mortalidade.

O Cartório do Tabelião de Barueri adere à campanha e no decorrer do mês de outubro promoverá ações visando à conscientização de seus colaboradores sobre a importância da prevenção, do autoexame e do diagnóstico precoce.

A iniciativa buscará esclarecer todas as dúvidas a respeito da doença que – todos os anos – acomete um número muito grande de mulheres em todo o mundo. Estima-se que para cada ano do biênio 2018/2019, sejam diagnosticados 59.700 novos casos de câncer de mama no Brasil, que é o tipo mais comum após o câncer de pele não melanoma.

Veja abaixo algumas dicas sobre como realizar a prevenção e quais são os sintomas:

Prevenção:

– Praticar atividade física

– Alimentar-se de forma saudável

– Manter o peso corporal adequado

– Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

– Amamentar

– Evitar uso de hormônios sintéticos, como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal

Sintomas: 

– Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher

– Pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja

– Alterações no bico do peito (mamilo)

– Pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço

– Saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos